Yoichi e sua MIND |
Esses monstros são apenas coisa da sua cabeça
As comparações com a série Persona são mesmo inevitáveis, visto que ambos os títulos compartilham mais semelhanças do que diferenças. Desde os personagens principais (estudantes adolescentes capazes de controlar monstros criados a partir de suas mentes) às mecânicas de jogo (como a exploração de masmorras em primeira pessoa, semelhante aos primeiros games da série Persona, para PlayStation), passando pelos próprios MINDs que dão título ao game e são extremamente parecidos com os summons da série Shin Megami Tensei (da qual Persona é um spin-off), muita coisa parece ter sido “inspirada” na franquia da Atlus.
As mentes por trás dos MINDs
MIND≒0 vai ser um daqueles típicos jogos estrelando colegiais: Kei Takanashi, Sana Chikage e Leo Asahina estudam em uma escola em Saitama, uma região próxima a Tóquio e, em um dado momento, eles descobrem a existência de um mundo paralelo onde podem controlar MINDs... e que outras pessoas também podem! Kei é o tradicional protagonista, sempre disposto a ajudar qualquer um em perigo; Sana é a menina com estilo esportista, que age por impulso sem pensar nas consequências; Leo é o cara de alto-astral mas desmiolado que tem um sexto sentido bem apurado. Durante suas aventuras eles conhecem Yoichi Ogata, um misterioso homem de meia-idade que também é capaz de usar MINDs e é dono de uma agência de detetives.Leo, Kei e Sana, o trio de colegiais protagonistas de MIND≒0 |
Batalhando com MINDs
Saber utilizar os MINDs vai ser essencial. Eles são fortes e consequentemente de grande ajuda, mas se não forem usados de maneira apropriada poderão acabar te deixando em uma enrascada. Durante as batalhas vai ser de extrema importância ficar de olho nos Life Points (vida dos personagens) e nos Mind Points (vida dos MINDs), que vão funcionar de forma semelhante aos Hit Points e Magic Points da maioria dos RPGs tradicionais.Sana e sua MIND entrando em ação |
Poupar seu monstro para não gastar Mind Points pode ser uma opção, mas alguns inimigos terão forte resistência contra ataques dos personagens humanos, aumentando bastante o fator estratégico dos combates. Para compensar o excesso de pontos gastos para executar ataques e até para se defender, os MINDs recuperam MP gradativamente ao longo das batalhas. No final das contas a receita para o sucesso vai ser conseguir balancear o uso de LPs e MPs.
Tudo em MIND≒0 chama a atenção: desde o visual dos personagens pelas mãos do character designer japonês KYO, passando pela trilha sonora composta pelo ZIZZ Studio, não tem como não ficar curioso e querer saber mais sobre o título. Mesmo com os gráficos, sons e animações das batalhas sendo um tanto ultrapassados, a semelhança com a série Persona é tanta que o jogo, no mínimo, merece uma chance de provar que o “genérico” pode ser tão bom quanto o original.
É muito bom saber que o PSVita vem recebendo uma quantidade boa de jogos no Japão – e jogos bastante legais, diga-se de passagem. Mas é bem triste ver que o portátil ainda está bem aquém de seu potencial, principalmente por conta do aparente descaso da Sony com seu poderoso console de bolso. Só o que nos resta fazer é torcer para que jogos como MIND≒0 sejam sucesso de vendas em terras nipônicas para poder sonhar, então, com uma localização para o mercado ocidental.
Revisão: Thomas Schulze
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