Metro: Last Light é a continuação direta do jogo Metro 2033, inspirado no romance de Dmitry Glukhovsky e lançado em 2010 para PC e Xbox 360.Nesta sequência da série, que agora dá as caras pela primeira vez no PS3, você continuará controlando o protagonista e herói do jogo anterior, Artyom, que na história de Metro é um
dos últimos sobreviventes da raça humana, pertencente ao grupo de pessoas que, após uma cataclisma apocalíptico ocasionado por uma guerra, passou a viver nos
interiores assombrados e perigosos dos túneis das malhas do metrô de Moscou.
A nova jornada
A aventura do protagonista Artyom desta vez está focada na
busca pelo remanescente de uma raça de seres mutantes superiores, que em um dos
finais de Metro 2033 foi sumariamente dizimada graças aos seus esforços. Mas em
meio a isso, Artyom se verá dentro de um conflito que o colocará para ver seus últimos irmãos de espécie matando um ao outro em decorrência de uma nova guerra de
interesses fomentada por facções políticas egoístas e sedentas de poder. Em
muitos momentos, ao descrever o perfil psicológico desses humanos
sobreviventes, o jogo coloca em foco um velho pensamento que nos diz que é nos
momentos de desgraça que o ser humano se mostra mais selvagem, traiçoeiro e
manipulável.
Enquanto a raça humana existir, sempre haverá em algum lugar sementes da opressão, da ganância e da massificação. |
Explorando as ruínas de uma Moscou pós-apocalíptica através
de uma mecânica que mistura os gêneros FPS, RPG, survival horror e aventura, você viverá momentos de grande imersão
atmosférica e narrativa enquanto percorre os cenários subterrâneos do metrô que
são assombrados pelo passado e andar pela superfície da cidade de Moscou
devastada e infestada de criaturas mutantes vagando pelo céu e pela terra, que
narra, por si só, a história de um passado de glória que jaz destruído pela
loucura e insensatez da raça humana.
Era uma vez a Civilização Moderna. |
Metrópole subterrânea
Metro: Last Light não é um shooter genérico, do tipo onde você simplesmente sai atirando e
matando tudo o que vê pela frente. Em alguns momentos ele até pode se mostrar
dessa forma, mas claramente não é isso o que o define. Isso fica bem claro logo
no decorrer das primeiras horas de gameplay, que são muito mais centradas em
trazer o jogador para o contexto do universo do jogo do que em colocá-lo
semi-descerebradamente no meio de tiroteios consecutivos. O processo de imersão
e de elevação de tensão no game são geralmente criados por intermédio de uma
combinação perfeita entre narrativa e atmosfera, rica de elementos críveis que
fazem o jogo não só ganhar vida na tela de pixels como também nas várias redes
neuronais da nossa mente.
Os interiores do metrô são realistas e vivos, tanto visualmente quanto conceitualmente. |
Os habitantes dos abrigos subterrâneos, assim como os
ambientes, são únicos e com um excelente nível de profundidade em comparação
com o padrão de complexidade que normalmente é atribuído a NPCs. No mundo do
jogo você encontrará ladrões, mercenários, músicos, domadores, caçadores de
recompensa, crianças, donas de casa, engenheiros, soldados e afins. Cada um
deles tem um propósito definido, algo a contar e a fazer no universo do game. Tais
personagens podem até mesmo interagir um com o outro de formas inusitadas. O
jogo chega a ser tão realista nessa robusteza entre NPCs, que é quase certo de
que pelos menos uma parte do que acontecer a sua volta vai lhe passar
despercebido.
Gostaria de assistir a um show dos mutantes, senhor? |
Os projéteis fabricados no período anterior ao da catástrofe são a moeda corrente no jogo. Com eles você pode ir aos centros de venda e comprar armas, armaduras, kits medicinais, filtros, granadas e munição. Mas não pense que você terá um inventário muito farto. Esses projéteis usados como dinheiro são extremamente raros e você terá que buscar por eles em cada canto dos cenários se quiser obter suprimentos na próxima estação com postos de venda que você visitar.
Hordas mutantes na desolada Moscou
Em vários momentos do game você terá de lutar contra grupos
de monstros mutantes, uma das maiores ameaças à perpetuidade da raça humana no
mundo sombrio de Last Light. Como seres que provavelmente se originaram a
partir de mutações ocorridas em animais, eles habitam tantos os escuros túneis
do metrô quanto a superfície, que é luminosa, venenosa e impregnada de
radiação.
Abra a boca e diga "Ahhh" |
Os que são próprios das zonas subterrâneas, nas quais os
humanos se refugiam, geralmente são bastante sensíveis à luz. Logo, contra este
tipo de criatura, você poderá sempre fazer uso de sua lanterna.
Sempre que possível, as criaturas aladas tentarão lhe carregar para dar um passeio. |
Na superfície, porém, os perigos costumam ser bem maiores,
já que nessas zonas a ameaça mutante pode vir de qualquer lugar da terra e do
céu. Além do mais, para caminhar por lugares assim, você precisa usar uma
máscara de gás, que funciona através de uma unidade de filtragem que vai se
consumindo com o tempo. Isso coloca você na situação de administrar bem até sua
quantidade de oxigênio disponível quando precisar sair de um abrigo subterrâneo.
Mas não se desespere por completo. Controlar o gasto desses filtros não é tão
difícil quanto pode parecer, ainda mais que, espalhados por cantos abandonados
de regiões próximas destas áreas, você ocasionalmente pode encontrar novas
unidades de filtragem, que também podem ser adquiridas nos mercados do metrô.
Acomodando estilos para todos os gostos
Em grande parte das situações no gameplay, o jogo nos provê de recursos para
agir tanto em modo "stealth"
como em modo "fogo aberto". Essa liberdade de estilo se faz presente
principalmente quando exploramos os interiores das estruturas subterrâneas do
sistema de metrô e somos obrigados a ter de enfrentar outros humanos.
Apagando as luzes em 3, 2, 1... |
As mecânicas de camuflagem e aproximação silenciosa foram melhoradas em relação ao jogo anterior. Você poderá interagir e manipular fontes de luz elétrica (desligando circuitos, atirando em lâmpadas ou removendo-as de bocais), apagar lamparinas, utilizar um medidor de iluminação no seu relógio de pulso (que facilita
saber se você está protegido pela escuridão ou não) e ainda poderá realizar estilosos ataques furtivos contra adversários desprevenidos.
Luz e sombra podem ser usados contra ou a seu favor. |
Com narrativa e ambientação primorosas e com uma jogabilidade equilibrada e refinada, mas cheia de tensão, Metro: Last Light consegue se destacar de forma muito positiva dentro das matizes de gêneros em que tenta se encaixar. Não fosse por alguns bugs e problemas com a IA do jogo, o título poderia, sem sombra de dúvidas, ficar marcado na história dos videogames como uma obra-prima. Contudo, ainda não é tarde para o lançamento de um patch corretivo.
Prós
- Ambientação fantástica e imersiva;
- Qualidade narrativa acima da média;
- Jogabilidade agradável e refinada tenta se adaptar ao máximo ao perfil do jogador;
Contras
- Animação facial deixa a desejar;
- Alguns bugs e problemas com a IA;
- Framerate levemente instável, mas só em algumas situações.
Metro: Last Light - PlayStation 3 - Nota: 8,5
Revisão: Leandro Freire
Capa: Daniel Silva
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