Com um porte avantajado e cara de poucos amigos, Barret Wallace de Final Fantasy VII completa o elenco com o estereótipo do personagem machão e de falas pouco educadas, muitas vezes comparado ao ator que faz o papel de Baracus de Esquadrão Classe A, antiga série americana e que ganhou um filme recentemente.
Criado por Tetsuya Nomura, Barret foi o primeiro personagem negro da série Final Fantasy, ganhando elogios e críticas ao mesmo tempo, devido ao jeito gângster de ser. Apesar de Nomura ter participado do desenvolvimento de vários jogos anteriores, Final Fantasy VII marcou sua estreia como Character Designer.
Barret, Tifa e Cloud são os primeiros personagens controláveis a serem introduzidos assim que o jogo inicia. Barret comanda a organização terrorista AVALANCHE, com a ajuda de seus amigos Biggs, Wedge, Jessie e Tifa. Após uma bela e rápida introdução, o jogador toma o controle da situação num ambiente agitado e tenso controlando Cloud, o protagonista, a bordo da missão de destruir um dos reatores da organização inimiga da AVALANCHE, a Coorporação Shinra, responsável pelas degradações ambientais do planeta.
Atenção: O texto a seguir contém spoilers do personagem e do jogo.
Brutamontes, músculos e... um grande coração
Uma das mais famosas falas de Barret e suas frequentes analogias com trens |
Pode não parecer, mas Barret é pai amoroso |
Barret vive um dilema e sente-se confuso e dividido entre lutar para salvar o mundo e proteger e cuidar da filha.
Passado trágico e a perda de tudo
Barret, antes de fundar a AVALANCHE, morava com a esposa numa cidade chamada Corel. Nessa época, pouco ele sabia das intenções da Shinra e quando decidiram pela construção de um novo reator em sua cidade, ele foi a favor. Dyne, seu melhor amigo, discordava da ideia, porém foi convencido por Barret. Após um acidente no local, Shinra deciciu destruir o reator junto da cidade de Corel, dizimando a população e tudo que havia nela. O caos causou a morte de sua esposa e fez com que ele, Dyne e a filha do último fugissem da cidade. Encurralados, Dyne encontra-se dependurado pelo braço que Barret segurava com todas as forças, para então ser fuzilado pela Shinra. Barret perdeu não só o amigo, mas também parte do braço direito, que foi substituído por uma mão mecânica utilizada como arma em batalhas.Barret carrega o fardo da destruição de sua cidade natal e do ódio dos moradores |
As tristes últimas palavras de seu amigo |
Uma cirurgia plástica aqui e ali
Muitos vão reparar nas várias mudanças que o personagem sofreu no filme Advent Children. Barret mudou o penteado, a arma e até o rosto. Muitos detalhes mudaram como o pingente em seu pescoço, suas roupas, a tatuagem em seu braço e acessórios. A mudança física de Barret é explicada pelo fato dele ter sido muito comparado ao Mr. T, ator que interpreta o Baracus de Esquadrão Classe A. Assim, resolveram dar uma “reformada” no personagem.Dentre as inúmeras transformações, a arma de Barret é a mais interessante. A exigência de Nomura era de que a "nova" arma fosse gigante e que a transformação fosse tão incrível quanto. Assim, no filme a arma sofre uma transformação sempre que entra em ação. Porém, animar isso foi tão trabalhoso e custoso que cenas como essa foram evitadas ao máximo.
Moderna, a nova arma impressiona mas não possui o carisma do original |
Canhões em ação
Um dos Limit Breaks de Barret: Big Shot |
Todos os personagens em Final Fantasy VII possuem golpes especiais chamados “Limit Break”. Os de Barret são todos voltados a danos físicos, com excessão de um deles que causa danos em MP e não ao HP do inimigo.
O disfarce que virou pijama |
Revisão: Jaime Ninice
Comentários