Poucas vezes tive o desprazer de jogar jogos tão ruins como The Walking Dead: Survival Instinct. Não exagero, o título é uma total perda de tempo mesmo. Quando foi anunciado que a Activision iria lançar um FPS baseado na série exibida pela AMC, as minhas expectativas foram grandes, principalmente quando fiquei sabendo que a história seria focada em Daryl e Merle Dixon. Porém, eu deveria saber desde o início que a Activision iria fazer um péssimo trabalho só para tentar ganhar dinheiro em cima do sucesso da franquia. Se você deseja saber o motivo de tamanha decepção, leia os aspectos de Survival Instinct abordados por nós nesta análise.
Eles eram somente irmãos
Daryl Dixon |
Quem sabe mais alguns anos
O que falar dessa deformidade? |
Capa bonitinha, mas não dá para dizer o mesmo do game |
"Olha minha cara de quem gostou desse jogo" |
Como vocês podem ver, a proposta de The Walking Dead: Survival Instinct é excelente, mas ele deveria ter pelo menos o dobro da produção que recebeu. A versão da Telltale Games tinha menos expectativas e acabou sendo eleito por diversas premiações como o "Jogo do Ano" de 2012. Então, o que deu de errado com Survival Instinct? A afobação da Activision e da Terminal Reality em ganhar dinheiro.
Finish Him!
Já acabamos com essa tentativa falha de reproduzir TWD, mas ainda precisamos dar o Fatality.
Ainda não disse que o jogador muitas vezes irá acabar se perdendo em objetivos porque a orientação do título é péssima. Há somente a existência de uma bússola que fica apontando para onde você deve ir, e muitas vezes ela é imprecisa e acaba lhe desorientando, enquanto deveria fazer o contrário. Houve uma parte em que eu precisava coletar uma chave do corpo de um morto e fiquei uns cinco minutos procurando-a. É disso que estou falando, dessa falta de equilíbrio e fuga dos tradicionais mapas e radares, o que acabou ocasionando em uma bússola. Sim, que porcaria.
"Zumbi? Larguei, agora sou um passáro" |
O inventário de Daryl também é um lixo: você pode carregar somente dez itens (e a munição e comida estão inclusos) consigo enquanto o restante deve ser armazenado no seu carro. Para trocar de arma, você deve ficar apertando triângulo até chegar na desejada, mas até conseguir isso já terá um grupo de mortos-vivos em cima de você. Se por engano você acabou passando da arma que queria, vai ter que passar por todas novamente.
Para terminar o nosso apedrejamento, vamos falar do combate. Se comparado com a série e os quadrinhos, ele é bem realista, pois você só mata zumbis acertando-os na cabeça. Mas se você está com uma faca, que é um dos itens mais utilizados no jogo, são necessárias quatro facadas para acabar com o inimigo, e ele sequer irá tentar reagir (aí entra o problema da IA que falamos anteriormente). E também é cômica a forma como eles caem para trás quando são mortos: retos e duros. Falando em zumbis já mortos, prepare-se para ver um festival deles iguaizinhos uns aos outros, e dezsegundos após você ter acabado com eles um truque de mágica irá fazer com que desapareçam misteriosamente.
Então, você gosta de survival horror, correto? Siga o meu conselho: guarde o seu dinheirinho até o dia 14 de junho e compre um verdadeiro título do gênero: The Last of Us. Survival Instinct não vale nem um centavo seu, pode confiar em mim. O início do game pode ser bem agradável, mas depois você jogará uma hora e nunca mais irá querer tocá-lo novamente. Há rumores de que o jogo é tão ruim que o PlayStation 3 se recusa a lê-lo.
Prós
- Possibilidade de conhecer o passado dos irmãos Dixon;
- Dublagem feita por Norman Reedus e Michael Rooker;
- Dispare uma arma e aguarde uma horda vir atrás de você;
- Só se mata zumbis acertando na cabeça.
Contras
- Visual (gráficos e textura) muito mal trabalhados;
- Zumbis mais ignorantes do que deveriam ser;
- Bugs que atrapalham a experiência;
- Poucas mudanças na jogatina, que se resume em terminar um objetivo e fugir de uma horda;
- Falta de um mapa/radar, já que a bússola muitas vezes é imprecisa;
- Inventário muito mal organizado;
- Ausência de um modo cooperativo, que poderia fazer toda a diferença em diversos momentos;
- Efeitos sonoros fracos.
The Walking Dead: Survival Instinct - PlayStation 3 - Nota: 3.0
Revisão: José Carlos Alves
Comentários