A mente por trás da obra
Nobuo e seu bigodinho. |
ATENÇÃO: O texto a seguir possui diversos spoilers do jogo. Caso ainda não tenha jogado, mas pretenda, é aconselhável pular as partes textuais e apenas ouvir as belas canções.
Overture (Abertura)
Na época do primeiro PlayStation, a Square Soft era conhecida pelas suas aberturas espetaculares. Mas, Final Fantasy VIII conseguiu superar tudo que a empresa tinha feito até aquele momento. E, acompanhando o visual estarrecedor do video temos Liberi Fatali, uma música que, de cara, é tão épica como a música do chefe final de Final Fantasy VII.
Lembrete: nunca treinar com o Seifer, ele não sabe brincar.
Andante (Andando)
A "casa" do protagonista Squall, bem como de diversos dos seus companheiros de jornada e do seu rival, Seifer, é chamada Balamb Garden. Não que seja normal chamar um misto de escola de ensino médio com um quartel militar de casa, mas, se fosse normal, não seria Final Fantasy. Mesmo assim, Balamb Garden possui um tema bem simpático.
Uma boa música de elevador.
Ao descobrir como sair de Balamb Garden (o redator que vos fala demorou algumas horas para descobrir isso na primeira vez que jogou) o jogador é agraciado com mais um tema calmo, a principal música do mapa do game, Blue Fields.
Não é uma das melhores, mas também não é das piores.
Ainda no tema cidade/exploração, temos uma das melhores obras desta trilha sonora: Fisherman Horizon, tema da cidade de pescadores.
O Pesca & Companhia deveria usar essa música como tema do programa.
Não poderia faltar também o tradicional tema dos chocobos, que neste jogo foi entitulada Odeke Ke Chocobo.
Chocobo elétrico.
Crescendo (Crescente)
Uma das cutscenes mais marcantes do jogo é a valsa desengonçada de Squall e Rinoa. Essa cena é tão importante que foi utilizada pela Square para fazer uma demostração técnica das capacidades do PlayStation 2.
E não é que, no final, o Squall acerta o passo.
Se a próxima música não for a que você mais ouviu ao jogar Final Fantasy VIII, você não jogou ele direito.
Só nas palminhas.
Shuffle or Boggie, tema de um dos mini-games mais viciantes da história, Triple Triad. Era fácil gastar mais horas nele do que na história principal do jogo.
Allegro (Rapidamente)
As duas próximas músicas são os temas de combate principais do game. Nas batalhas contra monstros comuns escutamos Don't Be Afraid, enquanto os chefes tem como tema Force Your Way.
Não tenha medo não.
Sai do meio.
Logicamente, a tradicional fanfarra da vitória não poderia faltar. The Winner é uma das diversas músicas do jogo que possuem um arranjo bem moderno.
Tan tan tan, tan tan, tan tanan!
Um dos aspectos mais interessantes do Final Fantasy VIII é a narrativa não-linear. Em diversas ocasiões o jogador deixa de controlar Squall & Cia e passa a acompanhar as aventuras de Laguna e seu time, que ocorreram muito antes do tempo presente. O tema deste outro protagonista também é a música padrão das batalhas que ocorrem no passado, The Man With The Machine Gun.
Mais uma das moderninhas e uma das melhores canções de batalha da série.
Marcato (Protuberante)
A trama do game gira em torno de feiticeiras que tentaram ou tentarão dominar o mundo, todas elas diretamente influenciadas por uma bruxa do futuro, Ultimecia. As cenas em que Edea, Adel e Ultimecia marcam presença são embalas pelos temas das bruxas.
Succession of Witches
Fithos! Lusec! Wecos! Vinosec!
Calmando (Ficando Calmo)
Ao se aproximar do fim do jogo escutamos a primeira música pop da franquia. Eyes On Me, interpretada pro Faye Wong, é a canção que liga o passado ao presente. A cena em que ela toca é tão emotiva que pode fazer muito marmanjo chorar.
Em memória de Julia e Raine.
O Castelo, fortaleza da vilã Ultimecia e palco da batalha final. Para um clima de fim de jogo, a música, à primeira "vista", é um tanto estranha, mas ela consegue construir tensão nos momentos exatos.
Maldita Omega Weapon.
Presto (Frenético)
A batalha final. Um dos momentos mais esperados de qualquer Final Fantasy, não por ser a luta final ou por estarmos perto do fim do jogo. A trilha sonora é o real motivo de muitos. E, mais uma vez, Uematsu não decepcionou, The Extreme é uma composição e tanto.
A música é melhor que a vilã final.
E esta é apenas a música da forma final do último chefe. Na batalha ainda podemos ouvir The Legendary Beast e Maybe I'm a Lion.
The Legendary Beast.
Maybe I'm a Lion.
Morendo (Morrendo)
Mas tudo termina bem quando acaba bem e, para fechar com chave de ouro, o tema principal da série embala os créditos finais.
Melhor casal do jogo? Zell e um cachorro-quente.
Final Fantasy VIII possui uma das melhores trilhas sonoras da série e do próprio PlayStation. Eyes On Me é um marco e, desde então, todos os jogos da sério tem sua própria música pop. Mas são tantos outros temas marcantes que nem todos couberam neste texto. E você, caro leitor, qual a sua música preferida dessa obra-prima?
Obrigado, playstation blast, por me relembrar da trilha sonora deste clássico...
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