O incidente Ishimura
Ir até a USG Ishimura e ajudar nos reparos da nave parecia uma missão relativamente simples para o engenheiro espacial Isaac Clarke. Além dos consertos, ele aproveitaria para visitar sua namorada, Nicole, e tudo acabaria bem. No entanto, a missão acabou se tornando um verdadeiro inferno, quando a nave foi tomada por monstros que aniquilaram a tripulação, e o pobre Isaac acabou comendo o pão que o diabo amassou. Apesar de não ser um soldado, Clarke conseguiu sobreviver graças às suas habilidades com diversos equipamentos diferentes, que o permitiram desmembrar os Necromorphs como se não houvesse amanhã.A proficiência com esses vários equipamentos veio graças à boa academia de engenharia que Clarke cursou depois de muito esforço. Quando ele ainda era bem jovem, sua mãe gastou praticamente todo o dinheiro da família comprando um alto título na Igreja da Unitologia, fazendo com que Isaac quase não conseguisse seguir com os estudos. Devido a isso, o herói nutre um profundo ódio pela Unitologia, que só aumentou ainda mais após a infestação Necromorph. Graças à sua formação como engenheiro, Isaac sabe também construir suas próprias armas a partir de materiais que ele encontra pelo cenário.
Uma das grandes características de Isaac Clarke é ele ser, acima de tudo, um cara obstinado e obsessivo, nunca desistindo de encontrar sua amada Nicole em meio ao caos. Toda essa força de vontade fez com que ele sobrevivesse aos eventos na Ishimura. Quando o engenheiro descobre que a amada cometeu suicídio, ele quase sucumbe à tristeza e à culpa (afinal, foi ele quem a incentivou a trabalhar na nave), mas continua em frente devido ao seu ódio pela Unitologia. Guiado por uma aparição de Nicole, Isaac consegue escapar de uma colônia infestada por Necromorphs e fica vagando pelo espaço no seu módulo de fuga, até ser resgatado.
Mudança de comportamento
Clarke foi resgatado e levado para a estação espacial conhecida como Sprawl. Lá ele foi diagnosticado com estresse pós-traumático e esquizofrenia, ficando internado por três anos em um manicômio. Como se não bastasse isso, ele passou a ser atormentado por visões da falecida Nicole, dessa vez com uma aparência bem deformada. E quando uma infestação Necromorph se espalha pela Sprawl, é a hora de Isaac se reerguer e enfrentar as criaturas uma vez mais. Essa história foi contada no segundo jogo da série.É interessante notar como o personagem evoluiu de um jogo para o outro. No primeiro, Isaac Clarke é um sujeito calado, apenas seguindo ordens e tentando sobreviver. Já na continuação, o personagem cansa de ser apenas um sobrevivente e toma as rédeas da situação, agindo como um verdadeiro combatente. É ele quem passa a dar as ordens e age com muito mais atitude e brutalidade para destroçar as criaturas. A única coisa que não mudou foi sua obsessão por Nicole, fazendo com que Isaac a seguisse mesmo sabendo que não passava de uma alucinação. Apesar disso, mais uma vez o engenheiro consegue escapar da infestação Necromorph na Sprawl e já está se preparando para enfrentar as criaturas mais uma vez, em Dead Space 3, no qual ele vai contar com um parceiro.
Obs: O nome Isaac Clarke é a junção dos nomes de dois grandes autores da literatura de ficção científica: Isaac Asimov e Arthur C. Clarke. O primeiro é autor de obras como Eu, Robô e a trilogia Fundação. Já Clarke é autor de 2001: Uma Odisséia no Espaço, que já foi adaptada ao cinema pelo diretor Stanley Kubrick.
Revisão: Alan Murilo
Comentários