Vem aí

Prévia: Silent Hill: Book of Memories (PSVita)

Uma das franquias pioneiras no gênero Survival Horror embarca no PS Vita em outubro desse ano. O novo spin-off de Silent Hill está sendo de... (por Unknown em 04/09/2012, via PlayStation Blast)

Uma das franquias pioneiras no gênero Survival Horror embarca no PS Vita em outubro desse ano. O novo spin-off de Silent Hill está sendo desenvolvido pela WayForward Technologies, a mesma produtora de Contra IV e LIT. Apesar de essa não ser a primeira incursão da série em aparelhos portáteis, esse será o primeiro game da franquia a permitir modo multiplayer, modo que por sinal será o foco do título. E então, você está pronto para testar sua sanidade com mais três amigos?

Como assim, Co-op?

Por ser um spin-off, e por ter pouco a acrescentar à história principal, a Konami deu bastante liberdade a desenvolvedora em relação ao título. A consequência dessa
liberdade é um jogo focado na ação cooperativa e na resolução de puzzles muito bem elaborados. Essa segunda característica não é novidade na série, já que mesmo
não sendo um Professor Layton, franquia muito conhecida no Nintendo DS por seus testes desafiadores, a série Silent Hill tem como uma de suas características marcantes a presença de puzzles inteligentes, sempre ligados à história, é claro.

O título do Vita também apresentará uma dose de ação bem maior do que a que podemos encontrar nos jogos da série principal. Haverá um vasto arsenal à disposição dos jogadores, com armas que vão desde facas e tacos de madeira até armas de fogo de grande calibre, como as famosas shotguns. Mas calma, antes que você saia atirando a torto e a direito, saiba que as armas têm durabilidade limitada e que a munição é escassa. Portanto, pense bem nos seus companheiros antes de
sair bancando o Rambo. Falando em personagens, desde o início você poderá customizar o seu , escolhendo seu biótipo, suas roupase podendo também equipá-lo com itens que vão sendo desbloqueados de acordo com seu progresso no modo single player.

Visão além do alcance

Apesar de muitos dos elementos tradicionais haverem sido preservados, como se vê através da presença dos inimigos Bubble Head Nurse e Pyramid Head, e apesar de o clima “dark” ainda ser soberano nos cenários, várias mudanças foram feitas, a primeira que percebemos é referente a posição da câmera enquanto nos movemos. Antes localizada atrás do personagem, agora ela foca na visão de uma perspectiva “aérea”, mostrando o personagem por cima. Se por um lado perdemos em qualidade de detalhes e efeitos estéticos, por outro ganhamos em praticidade, já
que agora temos uma melhor noção de espaço e de quão próximos os inimigos se encontram de nós.

Durante a E3 2012 a desenvolvedora WayForward divulgou um trailer com imagens
do gameplay. Assista aqui embaixo:

I just checked in Silent Hill

Uma vez explicadas as novidades, é hora de entendermos melhor um pouco da (fraca) história do jogo. Por se tratar de um spin-off, e pelo fato da Konami não estar diretamente envolvida no desenvolvimento do título, é de se esperar que a história não seja grande coisa. O que sabemos até agora é que o personagem principal recebe um livro estranho no seu aniversário, o tal Book of Memories. Lendo esse livro o personagem descobre que ele contém todas as suas memórias e seu passado descritos nele, além de inúmeras páginas em branco, que são reservadas para o seu futuro. No decorrer do jogo encontraremos vários cenários e inimigos conhecido dos fãs, e quem já jogou os títulos da franquia principal certamente irá identificar esses elementos.

 

 

 

 

 

E o meu suado dinheirinho, como fica?

Mesmo com todo o hype rondando o título, afinal trata-se de um Silent Hill, as informações obtidas até agora mostram que o jogo é promissor de fato, mas bem que a Konami poderia estar mais envolvida no projeto pra trabalhar melhor alguns pontos, como os gráficos, que nem de longe exploram todo o potencial do Vita, e a história, que poderia abranger mais a cronologia oficial. Isso me faz lembrar que a franquia “rival” da Capcom já tentou algo parecido com Resident Evil Outbreak 1 e 2. A Konami deveria estar atenta para não cometer os mesmos erros que a outra empresa cometeu e para evitar correr o risco de ter um bom título transformado em “azarão” apenas por falta de cuidados.

Se você não conhecia a série vale a pena dar uma chance ao jogo, mesmo que essa não seja a melhor porta de entrada para a franquia. Se você é fã de carteirinha, já deve conhecer muito bem a saga. Só não vá esperar nada parecido com o que viu antes. Jogue com a modesta intenção de se divertir com mais três amigos.

Silent Hill: Book of Memories
WayForward Tecnologies/ Konami
Gênero: Aventura
Expectativa: 3 /5

Revisão: Samuel Coelho


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook


  1. Mesmo assim o jogo é bem baca e o modo cooperativo deve deixa lo bem na categoria.

    ResponderExcluir