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Análise: Gran Turismo 5 (PS3)

  Uma garagem com mais de mil carros e um saldo que ultrapassa os seis dígitos: em Gran Turismo 5 é possível. Além das extravag... (por Mariana Mota em 23/08/2011, via PlayStation Blast)

 

gt5logoUma garagem com mais de mil carros e um saldo que ultrapassa os seis dígitos: em Gran Turismo 5 é possível. Além das extravagâncias usuais, a série desenvolvida por Kazunori Yamauchi ainda oferece  as tradicionais licenças, eventos especiais e a possibilidade de controle de uma equipe de pilotos. Entretanto, nem tudo são louros no jogo que demorou mais de 5 anos para ficar pronto. “Loadings” intermináveis (alguns de quase um minuto), um pouco de desleixo com os gráficos de algumas pistas/carros e um multiplayer modesto abrem precedentes para questionamentos. Continue lendo para tirar suas próprias conclusões.


Uma franquia lendária


Com o  lançamento do Playstation 3, em 2006, os rumores de um sucessor de Gran Turismo 4 (PS2) começaram. Ano a ano, surgiram novas informações, mas sempre pouco concretas. Finalmente, na E3 de 2009, um trailer foi revelado. A inclusão de corridas NASCAR, Super GT e WRC empolgaram os fãs e tornaram a espera - que já era longa - ainda mais impiedosa. Durante anos, a data de lançamento permaneceu desconhecida. Foram quase seis anos de espera para que, finalmente, a Polyphony Digital colocasse o jogo no mercado. O fato é que este longo tempo serviu para potencializar as expectativas em relação ao produto.

gt5_pA saga do nascimento de GT5 iniciou, oficialmente, em 2007. Ciente da importância da franquia e boa recepção de Gran Turismo 4, a Polyphony Digital lançou Gran Turismo 5 Prologue. O jogo, segundo a produtora, era, ao mesmo tempo, uma prévia planejada de Gran Turismo 5 e uma comemoração ao 10° aniversário da série. A grande verdade é que Prologue também tinha como objetivo acalmar os ânimos dos fãs descontentes com os adiamentos e imprevisibilidades da produtora. Em novembro de 2010, Gran Turismo 5 é lançado - quase um ano após a sua demo na Playstation Network. GT5 manteve alguns aspectos da prévia Prologue (como a não-obrigatoriedade das licenças) e ainda trouxe excelentes novidades. A jogabilidade é nitidamente mais precisa e a a quantidade de carros é infinitamente maior, assim como o número de pistas. Simultâneamente, o tão aguardado sistema de danos (inexistente em outras versões da série) é um legítimo fracasso. Este é, sem sombra de dúvida, o maior pecado dos desenvolvedores de GT5, mas, infelizmente, não é o único.

Muito car porn ao estilo Kazunori Yamauchi


gt5_nascarUm fato inegável: os gráficos de GT5 são impressionantes. Salvo alguns tropeços - que serão comentados na sequência - a qualidade de detalhes de alguns carros beira o real. Ao total, são mais de 1.000 carros (confira aqui a lista oficial) divididos em duas categorias: Premium (cerca de 200 modelos) e Standard (em torno de 800). Os Premium possuem um sistema de danos um pouco mais avançado (mas ainda defeituoso), visão do cockpit e grande quantidade de detalhes no exterior e interior do carro.  Nos veículos Standard, o sistema de danos é quase inexistente. Os carros sofrem alguns arranhões e amassam aqui ou ali, mas nada que prejudique a condução ou detone o veículo. Para além disto, os modelos Standard não podem receber alguns aperfeiçoamentos estéticos (como pintura de rodas, por exemplo).

gt5_comparacao

As promessas da Polyphony Digital

Um dos fatores que contribuiu para o desapontamento em relação ao jogo foram as promessas. Pouco antes do lançamento, a produtora divulgou que todos os carros do jogo teriam a visão de cockpit e um acabamento de qualidade. Tempos depois, a informação foi contrariada. Ao fim, somente os 200 carros Premium possuem um nível de detalhe superior e câmera interna. Além disto, nos eventos de rally (na neve ou terra) os veículos não sujam - os vidros e pneus, por exemplo, permanecem limpos.

O sistema de danos foi outro elemento frustrante. Nos carros Standard não é possível percebê-lo, e nos Premium ele é extremamente defeituoso. Para um pedaço do carro cair são necessários, no mínimo, 5 a 10 minutos de colisões a 250km/h em um muro. Quando finalmente o carro quebra, o que se vê é uma cena lamentável: pedaços amassados sem nenhum sentido e buracos do carro sem preenchimento. A sensação é que o carro derreteu em vez de amassar.

Algumas promessas foram cumpridas parcialmente. É o caso da introdução das mudanças climáticas. Infelizmente, esta opção não está disponível em todas as pistas. Contudo, nos circuitos em que se faz presente ela é muito efetiva. Se percebe nitidamente as peculiaridades de dirigir em uma pista molhada. O automóvel fica instável e mais difícil de controlar. Outro aspecto positivo são as pistas que possuem o recurso das competições de 24 horas. O efeito do pôr-do-sol é fantástico, bem como o cair da noite e as variações metereológicas.

O editor de pistas foi outrp elemento aguardado pelos apreciadores da série. Entretanto, se a ferramenta fosse suprimida, tenho certeza que ninguém sentiria falta. O editor é mal feito, lento e todos os recursos são pré-prontos. O único motivo que vejo para usá-lo é conseguir um dos troféus do jogo. E, por falar em troféus, dica para os trophy hunters de plantão: GT5 não é o melhor jogo para isso. Apesar de valiosos, os trophies são desgastantes e difíceis. Existe apenas um de ouro, e você só ganha depois de definhar de tanto pilotar. Acredite.

Se você gosta simuladores, este é seu jogo

A proposta da série Gran Turismo sempre foi emular a experiência da condução. Desde os primórdios do GT1, no saudoso PSOne, o intuito nunca foi correr por correr. Por este motivo, acredito que os tropeços citados anteriormente são facilmente esquecidos quando o jogador se propõe a fazer o que o jogo oferece de melhor. Em GT5, o principal desafio é aprender a pilotar qualquer tipo de carro, desde o vagaroso Volkswagen Samba Bus 1962 (tradicionalmente conhecido como Kombi) até o veloz Bugatti Veyron.

gt5_sambabus

No modo single player offline é possível escolher entre o modo Arcade ou GT. No primeiro, dá para acessar todas as pistas e dezenas de carros. Além disso, o Arcade dispõe de provas de Time Trial (que cronometra as melhores voltas em uma determinada pista) e Drift (o objetivo deste é acumular pontos por meio de derrapagens). Também existe o modo multiplayer, com a tradicional tela dividida.

Mas é no GT Mode que encontramos a essência do jogo. Segmentado em dois modos, A-Spec e B-spec, GT5 simula com maestria tanto a sua carreira como piloto como a de sua equipe. A ideia é simples: joga-se o jogo, ganham-se pontos, e estes pontos abrem novas competições e habilitam a compra de novos veículos. Mas não pense que será facil - para ganhar todos os eventos disponíveis (princpalmente os Special Events) são necessárias muitas horas de prática.

GT Mode: pilotar ou comandar?

Em Gran Turismo 5 existem duas possibilidades dentro do GT Mode. No A-Spec você é o piloto, simulação pura e dura. Cada carro possui suas particularidades e boa parte deles podem ser “tunados”. Se você, assim como eu, não possui skills suficientes para sair modificando carros por aí, não tem problema. A maioria das provas podem ser feitas com as configurações básicas dos carros, a exceção de alguns Special Events e corridas mais complexas. Minha dica é a seguinte: tire 50 minutos e leia um tutorial básico das funções disponíveis em GT5, depois teste e sinta a diferença que as modificações exercem no veículo. Fica muito mais fácil resolver pequenos problemas que aparecem conforme o jogo avança.

gt5_menu
No B-Spec seu papel é de diretor de equipe. Aqui a ideia é comandar um piloto por meio de indicações, como: aumentar a velocidade, diminuir, manter e ultrapassar. Teoricamente, seria uma maneira mais simples de ganhar créditos e evoluir no jogo. Teoricamente. A realidade é outra. O B-Spec, na maioria do tempo, é uma dor de cabeça e comandar o piloto é uma tarefa desgastante. O modo B-Spec foi introduzido em GT4, mas lá ele tinha valor secundário. Em GT5 ele faz parte da carreira e se torna obrigatório se o seu desejo for completar o jogo por inteiro.

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Jogatina online

Confrontar outros jogadores no modo online também é divertido, apesar de não ser o foco do jogo. No modo multiplayer é possível jogar ou contra amigos da PSN, ou jogadores aleatórios. As disputas estão relativamente estáveis após os updates.
Outro recurso muito interessante é a Corrida Remota (somente para B-Spec). É importante mencionar que por meio dela fica muito mais simples evoluir sua equipe.

gt5_shelby Na Corrida Remota você coloca um piloto seu para correr com pilotos treinados pelos seus amigos, ou seja, você treina não só o seu, mas também os de outra pessoa. Obviamente, se os seus amigos forem generosos também treinarão os seus para você. O grande mérito do serviço é que não precisa estar perto do console para isso acontecer. Basta deixar o PS3 ligado no modo stand-by do GT5. Quando estiver em um computador acesse www.gran-turismo.com e coloque os pilotos para correr. Simples. O único "porém" é que o site é extremamente instável e muitas vezes este recurso fica desabilitado.

Considerações Finais


gt5_coverGran Turismo 5 é um grande jogo. Apegado ao detalhe, com uma longa vida e o principal: muito divertido. GT5 é o que se propõe a ser: um simulador. Certamente Kazunori Yamauchi tem motivos para se orgulhar deste produto. É um jogo difícil, que exige paciência em vários níveis. Desde os longos tempos de espera dos loadings até as exaustivas tentativas para conseguir ouro nos Special Events.

Outra observação muito importante é referente a trilha sonora. Apesar de concordar que as músicas de GT5 são péssimas (com raras exceções), aponto aqui um detalhe que não vi mencionado em nenhum outro lugar. É possível (e incentivado através de um trophy!) que você faça sua própria playlist, tanto para as corridas, como também para o menu. Basta passar as músicas para um pendrive, copiar para a PS3 e abrir no GT5. Simples e eficaz.

Prós


  • Jogabilidade impecável - Nota-se claramente a diferença ao pilotar carros distintos.
  • Grande número de veículos - Em GT5, existem mais de mil carros para obter. Desde carros tradicionais, como um Peugeout 207, até Karts, carros de Rally e NASCAR.
  • Variedade no número de pistas - Ao total são 71 pistas em 26 locais diferentes. Além das novidades, clássicos como Deep Forest também foram incluídos.
  • Sistema de Corrida Remota - Após a introdução deste recurso ficou muito mais fácil treinar os B-Specs. É possível treiná-los diretamente através de um computador, sem necessariamente estar perto do PS3.

Contras


  • Sistema de danos - Pesa muito na avaliação. Entretanto, é importante ressaltar que estragar um carro nunca foi uma premissa do GT, visto que a ideia é justamente simular uma pilotagem perfeita, sem erros.
  • Detalhes em algumas pistas - Em alguns circuitos, as sombras são grotescas e os espectadores parecem ter saído diretamente do PSOne. Felizmente não é nada que interfira diretamente na experiência do jogo, afinal, são só detalhes.
  • Carros Standard sem visão do cockpit - A câmera interna realmente faz falta. Principalmente para algumas provas específicas.

Gran Turismo 5 - Playstation 3 - Nota final: 9

Gráficos: 9,5 | Som: 8 | Jogabilidade: 10 | Diversão: 8,5


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

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  1. os loading times acabam sendo justificados pela quantidade absurda de conteúdo que o jogo oferece. incontáveis horas de gameplay nisso aí.

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  2. boa análise, só acho que a nota pro gráfico foi muito alta, pra mim tinha que ser no máximo 9, porque, sem sitema de dano decente e com plateia isopor (pra não falar papelão) 9,5 é muito alto (9,5 é nota pro grid e dirt 2 que pra mim tem um gráfico melhor e um sistema de danos imcomparável, além de que o carro se suja de poeira, terra, lama; além da plateia ser 3d e interagir se você bater o carro perto, fazer uma boa curva...)

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  3. Os gráficos do carro e da pista são lindos.
    Porém, olhem a primeira árvore que aparece no video (Só a copa) aos 0:12 segundos, claramente dois papéis cruzados hahaha

    É por isso que precisamos da Unlimited Detail Tech da Euclidean (Se for real), pois se fizessem todas as árvores detalhadamente como os carros, ia ficar MUITO TENSO de rodar o jogo.

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